Lançamento do livro Antissemitismo Estrutural de Gustavo Binenbojm
Local acessível para cadeirantes.
Sobre o Evento
No dia 9 de dezembro de 2025, às 19h, a Unibes Cultural recebe o lançamento do livro Antissemitismo Estrutural (Intrínseca, 2025), de Gustavo Binenbojm.
O antissemitismo talvez seja o ódio mais antigo da humanidade. Ao longo da história, os judeus foram acusados de serem capitalistas vorazes, comunistas perigosos, fanáticos religiosos, ateus enrustidos, isolacionistas sectários ou até espiões infiltrados.
Se na Antiguidade o problema era sua religião, depois a questão passou a ser a sua raça. Atualmente, o principal alvo de ataques é seu estado Nacional: Israel. Quais as raízes dessa “patologia social” e como combatê-la? Essas são as perguntas que o autor procura responder em Antissemitismo estrutural, lançado pelo selo História Real.
Gustavo Binenbojm propõe paralelos entre os conceitos de “racismo estrutural” e “antissemitismo estrutural”, apontando que ambos fazem parte do nosso inconsciente coletivo. E não basta não ser antissemita: é essencial investir em um letramento anti-antissemita, uma educação atenta a essa realidade, baseada em informação confiável e qualificada.
O livro traz seu olhar sobre discursos públicos e manifestações culturais – como peças de Shakespeare, piadas e letras de música – para demonstrar o quanto o preconceito aos judeus segue presente e introjetado em nossa sociedade.
Com prefácio do jornalista Pedro Doria, Antissemitismo estrutural oferece aos leitores ferramentas para distinguir críticas legítimas de comportamentos de ódio.
Com a presença do autor e sessão de autógrafos.
Classificação indicativa: 16 anos
Gratuito
Autor:
Gustavo Binenbojm é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com mestrado e doutorado pela mesma universidade e o título de Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School (EUA). Desde 2022 é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas.
Como advogado, notabilizou-se pela defesa de causas ligadas à liberdade de expressão perante o Supremo Tribunal Federal, como a que liberou as biografias não autorizadas e a que derrubou a censura ao humor e à crítica jornalística em período eleitoral. Seu maior orgulho é ser pai da Laura e da Beatriz.



![Banner do evento Lançamento da Revista A[L]BERTO 12 e do livro "Eternizar em Escrita Preta 6"](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fcdne-agendavivasp-aks-prod.azureedge.net%2Fpublic%2F691dc652354229c0097dac3f.png&w=3840&q=75)

