Férias na TAVA: Ninmangwá Djagwareté
Sobre o Evento
Ninmangwá Djagwareté, a Brincadeira da Onça, mostra a dimensão lúdica dos povos indígenas da Abya Yala (América) e da cultura Guarani. Traz a importância de incorporar cultura, natureza, história e memória na educação.
A brincadeira promove desenvoltura e agilidade ao tomar decisões, aumento da disciplina e da velocidade de raciocínio. Ajuda a lidar com sentimento de perda e ganho, favorece a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e une as pessoas.
O tabuleiro do jogo ficará disponível para uso livre do público no 4º andar junto à Exposição Temporária: “Mymba’i – pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica”.
Sobre o Férias na TAVA
Em janeiro de 2026, o MCI realizará uma série de atividades gratuitas e jogos educativos, brincadeiras indígenas e oficinas, voltadas ao compartilhamento de experiências de famílias plurais. As ações são para visitantes de todas as idades.
Observações:
- atividade presencial, sem necessidade de inscrição (o acesso se dará mediante retirada de ingresso de visita ao MCI);
- apenas crianças de colo, com até 24 meses incompletos, não necessitam de inscrição, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- a entrada/participação de crianças menores de 12 anos só é permitida se acompanhada de um responsável maior 18 anos de idade;
- para conforto e segurança de todos os participantes, não é permitida a entrada com malas, mochilas, dentre outros tipos de bolsas grandes. Pedimos a gentileza de consultar a disponibilidade e utilizar nosso guarda-volumes, localizado no Térreo/Recepção. Bolsas de amamentação ou com medicação são as únicas exceções permitidas.




