As cores de Josefa de Óbidos
Sobre o Evento
MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.
Objetivo
Este curso é resultado de uma pesquisa realizada ao acervo disponibilizado pelo Museu Municipal de Óbidos em Portugal sobre um dos mais importantes vultos da pintura portuguesa do século XVII, a enigmática pintora Josefa d’Ayala y Cabrera (1630-1684) cuja memória e posteridade foi preservada em uma centena de pinturas e gravuras entre naturezas mortas, pinturas religiosas, retratos e águas-fortes, sob a singela designação de Josefa d’Óbidos. A artista nasceu em Sevilha por volta de 1630, filha do pintor português Baltazar Gomes Figueira, e ainda jovem foi para Portugal com seus pais que já em 1635 estavam radicados na vila de Óbidos e onde veio a falecer em 1684 e jaz sob o altar de Nossa Senhora do Rosário da Igreja de São Pedro. Uma vida breve de uma artista condicionada pela sua situação de mulher e pelo convencionalismo do meio em que a sua arte se projetou e expandiu, e que constitui um caso a parte no panorama da pintura barroca portuguesa como artista de grande facilidade imaginativa ao nível da criação formal e do tratamento quente da cor, bem acima dos academismos oficiais dominantes na escola lisboeta de seus contemporâneos.
Josefa de Óbidos foi a artista feminina mais célebre do século XVII em Portugal. Destacou-se em diversas áreas das artes e ofícios, mas é mais conhecida como pintora de naturezas-mortas e narrativas devocionais. Sua arte refletia tipicamente a sua forte fé católica, sendo considerada uma das mais importantes expoentes do estilo barroco na arte portuguesa. Além disso, numa situação bastante incomum para uma mulher da sua época e lugar, Josefa nunca se casou, preferindo uma vida de independência financeira ao ser emancipada com o consentimento de seus pais. Ela dirigiu o seu próprio estúdio de sucesso e enriqueceu com muitas encomendas públicas e privadas de prestígio. Produziu cerca de 150 pinturas durante sua vida, tornando-se uma das artistas mais prolíficas e importantes do período barroco em Portugal. Contudo, Josefa permaneceu um tanto esquecida até 1949, quando o Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa realizou uma retrospectiva de sua obra.
Objetivo: Apresentar ao público interessado os aspectos iconográficos e de construção da obra da única pintora profissional do Barroco português, abordando as suas fases distintas de pintura ao criar uma linguagem artística própria.
Conteúdo abordado:
– biografia da artista e contextualização da época
– análise dos materiais e técnicas empregadas pela artista
– aspectos de conservação e restauração de sua pintura
– as influências artísticas na construção de sua obra
Programa de aulas:
01 de abril de 2026
Aula 1 – Vida e obra e a primeira fase de pintura de temática religiosa
08 de abril de 2026
Aula 2 – Os retábulos e naturezas mortas (estudo de caso de restauro)
15 de abril de 2026
Aula 3 – As séries de Agnus Dei e representações do Meninos Jesus
Datas: dias 01 – 08 – 15 de abril de 2026 (quartas-feiras)
Horário: das 17h00 às 19h00
Investimento – R$ 190,00
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Informações:(11)-3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
No final do curso o aluno receberá o certificado
O curso será realizado a partir do Microsoft Teams







