BRINCANDO DE HERALDISTA: OFICINA DE CRIAÇÃO DE BRASÕES
Sobre o Evento
FÉRIAS NOS MUSEUS
A oficina tem como interesse aprofundar-se na temática da Heráldica por meio do acervo da Casa Guilherme de Almeida. Dentre suas diversas atuações, o poeta também se dedicou à arte de pesquisar, interpretar e desenvolver brasões, com destaque para o da cidade de São Paulo, oficializado em 1917, e o brasão do estado de Brasília, que foi criado por Guilherme à convite direto de Juscelino Kubitschek, em 1960.
A partir disso, é possível discutir como os símbolos são utilizados na fabricação de uma identidade. Um país, quando ostenta seu brasão, seu hino e a sua bandeira, produz a ideia de uma nacionalidade unificada, através de recursos estéticos sensíveis como a imagem e o som. Da mesma maneira, instituições, times de futebol, famílias e clubes também podem ter brasões para representar seus integrantes. Assim, pretende-se trazer reflexões sobre identidade e pertencimento - ou a falta deles - a partir desses ícones.
A oficina irá expor além dos brasões referentes à casa Guilherme de Almeida, outros símbolos marcantes da cultura Pop, como aqueles que representam times de futebol, instituições fictícias (as casas da escola de Hogwarts em Harry Potter (2001); os reinos em Game of Thrones (2011)), ou sobrenomes. Posteriormente, irá convidar os participantes a produzirem o próprio brasão de sua família, sua escola, seu clube, ou algo que seja pessoalmente interessante para eles. Caso queiram, também poderão reproduzir brasões que eles gostam, como por exemplo, o do próprio time de futebol. Assim, a proposta integra questões pertinentes ao acervo da casa, enquanto convida os visitantes a desfrutarem um momento de reflexão e criatividade.








