de 21 à 27 de fevereiro
terça à domingo das 10:00 às 17:00
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 - Centro, Sorocaba - SP, 18035-370, Brasil
Entrada Gratuita
Acontece hoje

CorpAR é uma exposição interativa que combina dança, artes visuais e realidade aumentada para trazer à tona corpos e movimentos historicamente invisibilizados. A mostra acontece entre os dias 21 e 27 de fevereiro no MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, e, em seguida, ocupa o térreo da FUNDEC - Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba entre os dias 2 e 13 de março, com entrada gratuita e classificação livre.
À primeira vista, CorpAR apresenta uma coleção de quatro fotografias de 60 x 90 cm, com superfícies aparentemente enigmáticas e seriadas; porém, ao utilizar o smartphone para fazer a leitura do QR Code presente em cada obra, a imagem fixa "se transforma" em uma coreografia em movimento, cada uma revelando seu próprio estilo – afoxé, dancehall, flamenco e voguing. As coreografias são breves e pensadas para acontecer "dentro" do quadro, criando a sensação de que os corpos dançam “magicamente” no interior da fotografia, em um jogo entre presença e ausência que dialoga tanto com a arte do início do século XX quanto com recursos contemporâneos das realidades estendidas.
A programação tem início no MACS (Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro), entre os dias 21 e 27 de fevereiro, das 10h às 17h. No sábado, 21/02, às 16h, a equipe realiza a fala de abertura "Arte, diversidade e tecnologia", um bate-papo com o público sobre o processo de criação do projeto. Depois, de 2 a 13 de março, das 8h até 20h, a exposição segue em cartaz no térreo da FUNDEC (R. Brigadeiro Tobias, 73 – Centro, Sorocaba), com visitação gratuita e classificação livre. Para participar da experiência, basta utilizar o próprio celular. A proposta transforma o smartphone em ferramenta de mediação artística, convidando o público a refletir sobre seu uso cotidiano das telas. O MACS e a FUNDEC foram escolhidos por sua localização central e de fácil acesso, próximos aos terminais de ônibus e atendidos por diferentes meios de transporte. Ambos os espaços contam com rampas e áreas planas, garantindo acessibilidade e reforçando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura.
"O compromisso artístico é com a valorização da pluralidade de corpos, das práticas históricas, sociais e simbólicas e das múltiplas relações da dança que se articulam às novas tecnologias (interativas) e a outras linguagens artísticas. Desse modo, essas investigações apostam em discursividades que possam, ao mesmo tempo, friccionar as relações de presença nas esferas físicas e virtuais, articular oralidade/imagem enquanto projetos coreográficos e convocar as subjetividades sem isolá-las de seu potencial coletivo.” comenta Douglas Emílio, que assina a direção artística.
"CorpAR nasce da vontade de usar a tecnologia não como espetáculo isolado, mas como ferramenta para expandir os horizontes criativos da arte contemporânea. Também apostamos no potencial gerado pela relativa novidade do uso de tecnologias semelhantes em nosso território para atrair o público e tornar visíveis narrativas historicamente invisibilizadas", afirma Bruno Lottelli, produtor executivo do projeto.
Além de Emílio e Lottelli, o projeto contou com uma equipe diversa e multidisciplinar. As coreografias são interpretadas pelas dançarinas Daia Moura (afoxé), Fabiana Pacheco (dancehall), Fabiana Souza (flamenco) e Luanda Marcondes Odara (voguing). A direção de tecnologia é de Thiago Toshio, vídeos de Bruno Ducatti, fotografias de Camila Fontenele, design de Lauren Giraldi e assistência de produção de Sttefania Mendes.
CorpAR é um projeto contemplado pelo EDITAL FOMENTO CULTSP – PNAB Nº 04/2024 – Conteúdo de Realidades (AR/VR/MR), realizado com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, da Política Nacional Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fomento CULTSP.
SERVIÇO
Exposição CorpAR
MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro – Sorocaba/SP
Período: 21 a 27 de fevereiro, das 10h às 17h
21/02, às 16h – Fala de abertura “Arte, diversidade e tecnologia”
FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba
R. Brigadeiro Tobias, 73 – Centro – Sorocaba/SP
Período: 2 a 13 de março (segunda à sexta) das 8h até 20h
de 21 à 27 de fevereiro
terça à domingo das 10:00 às 17:00
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 - Centro, Sorocaba - SP, 18035-370, Brasil
Entrada Gratuita
Acontece hoje

Produtora do Evento