Formação Virtual | Folclore e Povos Originários: por uma desfolclorização das narrativas

Sobre o Evento
Este encontro propõe uma reflexão crítica sobre a forma como o folclore e os povos indígenas são representados na educação formal e nos espaços culturais. A partir de uma perspectiva decolonial, a formação convida o público a repensar práticas pedagógicas e comunicacionais para além de estereótipos e da lógica eurocentrada, valorizando os saberes ancestrais e as epistemologias indígenas.
A atividade abordará o contexto histórico e político do Dia Internacional dos Povos Indígenas e do Dia do Folclore, integrando o chamado “Agosto Indígena” com reflexões sobre práticas culturais invisibilizadas e caminhos pedagógicos comprometidos com a diversidade e a equidade epistêmica.
Facilitação
Tássita Moreira — educadora, pesquisadora e consultora em práticas pedagógicas decoloniais. Atua há mais de 10 anos na formação de professores e é autora do Guia de Ensino Decolonial. Mestre em Educação (UFU), desenvolve projetos voltados à equidade racial, educação contracolonial e reencantamento da rotina docente.
Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail: educadores@museudocafe.org.br.