de 20 à 21 de dezembro
sábado das 15:00 às 17:00
R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP, 03164-300, Brasil
Entrada Gratuita

Em homenagem ao Dia Internacional do Imigrante (18 de dezembro) e em diálogo com a nova exposição de longa duração — que apresenta uma obra de Paulo Chavonga —, o Museu da Imigração promove um workshop de pintura com o artista, cuja trajetória e produção abordam temas como identidade, memória, território e pertencimento.
Artista visual, poeta, cineasta, muralista e arte-educador, Chavonga cria retratos marcados por intensa expressividade e pela vibrante presença das cores. Suas obras evocam o cotidiano de pessoas comuns no Brasil e em diferentes regiões do continente africano, articulando referências culturais que atravessam sua trajetória. Nascido em Angola, incorpora às suas telas memórias de vivências no kandongueiro, no kimbo, em festas de quintal e conversas ao redor da fogueira, traduzindo experiências pessoais e coletivas de deslocamento.
Com duas horas de duração e vagas limitadas, a atividade reúne uma conversa inicial — em que o artista compartilha seu percurso e sua vivência como artista e imigrante — seguida de uma prática de pintura em pequenas telas, que os participantes poderão levar consigo ao final.
O workshop propõe um espaço de troca, criação e reflexão sobre identidade e pertencimento, aproximando o público do processo criativo de Chavonga e das múltiplas histórias que compõem a experiência migratória.
Políticas de entrada
Entrada gratuita, sujeito a lotação
MI - Museu da Imigração
de 20 à 21 de dezembro
sábado das 15:00 às 17:00
R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP, 03164-300, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento