de 25 de janeiro à 26 de janeiro de 2026
domingo das 10:00 às 18:00
R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP, 03164-300, Brasil
Entrada paga

Em comemoração aos 472 anos de São Paulo, o Museu da Imigração promove um passeio especial que convida o público a refletir sobre a formação da cidade a partir das memórias e heranças através da migração. A atividade propõe um olhar histórico e sensível sobre como essas migrações moldaram territórios, culturas e modos de vida, revelando a diversidade que constitui a identidade paulistana.
Para compreender os processos migratórios que transformaram São Paulo, é necessário também deslocar o olhar e o corpo. A atividade parte do princípio de que entender essa história implica migrar simbolicamente até a cidade de Santos, principal porta de entrada de milhares de imigrantes que desembarcaram no Brasil rumo à Hospedaria de Imigrantes do Brás.
A experiência começa com um café da manhã no Museu da Imigração, seguido de uma visita especial à nova exposição de longa duração, conduzida pelo historiador e coordenador do Educativo e Formação, Henrique Trindade. Em seguida, o grupo segue de van para Santos, onde realiza um passeio de bonde histórico pelo centro da cidade portuária.
O roteiro inclui almoço em um tradicional restaurante português e uma visita especial ao Museu do Café, localizado no edifício histórico Bolsa Oficial de Café de Santos, encerrando a experiência com uma degustação especial. O retorno a São Paulo conclui um percurso que conecta porto, cidade, trabalho e memória, em uma vivência que celebra a história e os caminhos da imigração.
MI - Museu da Imigração
de 25 de janeiro à 26 de janeiro de 2026
domingo das 10:00 às 18:00
R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP, 03164-300, Brasil
Entrada paga

Produtora do Evento